Pró-Reitoria de Graduação

Apresentação


A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e da Diretoria de Acompanhamento Acadêmico - DAA, em atenção à qualidade e qualificação dos cursos de Graduação, apresenta o Programa de Aprimoramento e Desenvolvimento do Ensino (Pró-Ensino), visando um processo de ensino-aprendizagem que prime pela investigação e/ou intervenção, que apoiarão as atividades de ensino nos cursos de Graduação da UFES. 
 
Dentro do Pró-Ensino, a Prograd possui o Projeto de Ensino e o Programa Institucional de Apoio Acadêmico (PIAA).
 
O Projeto de Ensino surgiu da necessidade de uma ação institucional, que visasse ao acompanhamento acadêmico dos estudantes de graduação, tendo em vista a promoção do sucesso acadêmico e a criação de meios para reduzir a retenção, o desligamento e a evasão nos cursos de graduação da Ufes.
 

É composto por atividades em que estão envolvidos professores, técnicos- administrativos e estudantes, favorecendo o pertencimento ao curso e à universidade. Busca ultrapassar a visão de ensino baseada na transmissão de conhecimento, provocando a participação de estudantes e professores e estimulando a experienciação de novas formas de ensinar e aprender. O Projeto de Ensino tem como objetivos gerais:

a)      intervir diretamente no problema da retenção, do desligamento e/ou da evasão nos cursos de graduação presencial e a distância da Ufes; 
b)      desencadear um processo de inovação na prática pedagógica, propiciando uma reflexão crítica das questões de ensino-aprendizagem e indicando meios para sua reformulação e desenvolvimento;
c)      promover ações pedagógicas que auxiliem a integralização curricular dos estudantes em Plano de Acompanhamento de Estudos (PAE) e Plano de Integração Curricular (PIC), nos termos da Resolução e demais normativas da Prograd;
d)    prevenir o desligamento dos(as) estudantes, por meio de um acompanhamento efetivo do processo de ensino-aprendizagem, ainda em tempo de evitar a retenção e a evasão nos cursos, sobretudo aquelas motivadas pela reprovação consecutiva em disciplinas;
e)  desenvolver projetos para atender aos(às) estudantes com deficiência, abrangendo os itens a, b, c e d.
Em termos específicos, tem como finalidades:
a)      estabelecer projetos de investigação e intervenção nos cursos com alta taxa de retenção e/ou evasão; 
b)      estabelecer projetos específicos de inovação pedagógica que possam ser referência para os diferentes cursos de graduação;
c)      estimular o intercâmbio de estudantes e professores/as dos diferentes cursos de graduação no que tange às práticas multidisciplinares no âmbito institucional;
d)     produzir material didático-pedagógico de apoio às disciplinas dos cursos de graduação com problemas de retenção e evasão e/ou desligamento;
e)      desenvolver recursos e metodologias para o ensino e a aprendizagem; 
f)       oferecer atividades que componham o PAE em consonância com as necessidades apontadas pelo(s) Colegiado(s) de Graduação envolvido(s);
g)      desenvolver projetos para atender aos estudantes com deficiência, abrangendo os itens a, b, c, d, e, f.

 

 

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