Pró-Reitoria de Graduação

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)

O que é o PIBID?

O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.
O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por instituições de educação superior (IES) em parceria com as redes de ensino.
Os projetos devem promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, visando estimular, desde o início de sua formação, a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Os discentes serão acompanhados por um professor da escola e por um docente de uma das instituições de educação superior participantes do programa.
A Universidade Federal do Espírito atualmente possui 384 bolsas para estudantes de cursos de licenciatura.

Objetivos do Programa

• Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
• contribuir para a valorização do magistério;
• elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
• inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
• incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e
• contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

Quem são os responsáveis pelo PIBID?

O Pibid nasceu na Diretoria de Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e que financia o Programa. Na Ufes o PIBID está vinculado à Pró-reitoria de Graduação.

Quem pode participar do PIBID?

Os estudantes das diversas licenciaturas oferecidos pela universidade, como os cursos de licenciatura em Química, Física, Biologia, Matemática, Letras-Português, Letra-Inglês, Letras-Espanhol, Artes Visuais, Filosofia, Pedagogia, Educação Física, Ciências Sociais, Musica, Geografia, dos campi de Goiabeiras (Vitoria), Alegre e São Mateus.

E quais são as bolsas oferecidas?

São quatro modalidades de bolsas:
Iniciação à docência – para estudantes de licenciatura;
Supervisão – para professores de escolas públicas que supervisionam os licenciados;
Coordenação de área – para professores da licenciatura que coordenam subprojetos;
Coordenação institucional – para o professor da licenciatura que coordena o projeto na IES.

Remuneração para as quatro modalidades:

Iniciação à docência: R$400,00 (quatrocentos reais);
Supervisor: R$765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais);
Coordenação de área: R$1.400,00 (um mil e quatrocentos reais);
Coordenador institucional: R$1.500,00 (um mil e quinhentos reais).

Editais

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.