-A A +A
Pró-Reitoria de Graduação

Apresentação


Prezados/as Professores/as
Sejam muito bem vindos/as ao semestre letivo de 2018/1!

A Pró-reitoria de graduação deseja a todos/as um ótimo retorno e que os trabalhos acadêmicos que desenvolvem e coordenam sejam muito produtivos.
Destacamos algumas questões que entendemos merecerem a atenção de todos/as neste início de semestre:

1) Calendário Acadêmico: é o instrumento oficial da Ufes de informação sobre atividades, prazos etc e deve ser consultado sempre. Pode ser encontrado em http://www.prograd.ufes.br/calend%C3%A1rio-acad%C3%AAmico
Importante lembrar que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/1996) estabelece que cada semestre letivo deverá ter, no mínimo, 100 dias letivos sem contar períodos de provas/exames finais. Assim, nosso semestre letivo está previsto com 17 semanas iniciando em 05/03 e terminando em 06/07 com aulas e demais atividades acadêmicas desenvolvidas de segunda a sábado, de acordo com a programação do curso, da disciplina e as condições de oferta do respectivo Centro de Ensino.

2) Recepção aos Calouros: o início do semestre letivo para os calouros acontecerá no dia 12 de março, em virtude do cronograma de matrículas do SISU. Assim, pedimos que na organização dos Planos de Ensino levem em consideração que os primeiros períodos terão um semestre letivo de 16 semanas para desenvolver a carga horária prevista na disciplina. Caso haja necessidade de se prever mais um dia de aula poderá ser prevista aula aos sábados, pois são dias letivos previstos em calendário acadêmico.

3) Plano de Ensino: a Instrução Normativa nº 03/2017 prevê que os planos de ensino com o cronograma das atividades a serem desenvolvidas devem ser inseridos no Portal do Professor que o disponibilizará aos estudantes no “Portal do Aluno”. A IN nº 03/2017 está disponível em http://www.prograd.ufes.br/instru%C3%A7%C3%B5es-normativas
Importante destacar que o Plano de Ensino contém o programa da disciplina e representa um contrato didático a ser desenvolvido por professor e estudantes. Assim, deve ser discutido logo na primeira aula do semestre e estar aberto para acolher eventuais sugestões dos/as estudantes que o/a professor/a poderá acatar e submeter à aprovação do departamento responsável.

4) PPC: neste semestre estaremos discutindo propostas de alteração de expressivo conjunto de Projetos Pedagógicos de Curso e solicitamos a participação de todos/as, pois afeta diretamente o fazer docente em cada disciplina. São 75 cursos (todas as licenciaturas, engenharias e medicina etc) com seus PPCs em revisão/alteração a se concluir neste primeiro semestre de 2018.

5) NAD: o Núcleo de Apoio à Docência tem previsto para este primeiro semestre algumas atividades formativas que esperamos contar com a participação de todos/as. São elas: curso de rotinas acadêmicas; seminário de formação didático-pedagógica com a discussão dos temas inclusão e encaminhamentos metodológicos em aula.
Na página do NAD se pode encontrar orientações sobre os mais variados assuntos que interessam aos docentes.
Por fim, lembramos que encontramo-nos em processo de implantação de modificações no acompanhamento aos estudantes, conforme o que dispõe a Resolução nº 38/2016 – Cepe, e solicitamos a atenção e a colaboração de todos/as no acompanhamento/atendimento acadêmico aos estudantes.

Pró-reitoria de Graduação.


 

O NAD integra o Programa de Desenvolvimento e Aprimoramento do Ensino (Pró-Ensino) e tem como principal objetivo fomentar espaços de aperfeiçoamento didático-pedagógico e de suporte para o desenvolvimento das atividades docentes. Propõe investir na valorização e qualificação continuada do trabalho docente. Prevê ampliar o assessoramento pedagógico ao trabalho docente e realiza-lo próximo aos locais de atuação dos/as docentes. Assim, haverá um NAD para cada Campus da UFES.
 
Em 2016 foi organizado o primeiro NAD da Ufes no Campus de Maruípe e o NAD de Goiabeiras funciona, desde fevereiro de 2017, no espaço do DDP/PROGRAD. As principais atividades realizadas até o momento são: seminário de recepção de docentes; semanas pedagógicas de início de semestre; palestras envolvendo docentes com temáticas solicitadas por Centros, departamentos, Colegiados e NDEs; cursos de curta duração sobre temáticas e metodologias específicas.
 
Além das atividades já desenvolvidas o NAD servirá também como espaço para troca de experiência e de divulgação de trabalhos e publicações sobre o ensino e aprendizagem na graduação produzidos por docentes da Ufes. Deverá, ainda, fomentar a socialização de material sobre o ensino de graduação produzido por docentes de outras instituições e especialistas na área das metodologias.
 
Docente, este é um espaço democrático, aberto à participação e contribuição de todos/as. Se quiser fazer contato conosco para considerações, solicitações, contribuições, sugestões e críticas podem ser enviadas para ddp.prograd [at] ufes.br
 
Sejam todos/as muito bem vindos/as!
 

 

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910